Você tem algum tipo de "fobia"? Saiba quais são os tipos mais comuns e como lidar com ela!


sexta, 17 de julho de 2020

A fobia é um tipo de transtorno de ansiedade, um estado de medo extremamente intenso e forte, no qual a pessoa é pega contra certas situações, objetos, seres vivos ou ambientes inanimados. Medo das alturas, claustrofobia, medo de aviões ou carros, insetos voadores, aranhas, cobras e agulhas médicas, etc., pode levar a pessoa a um estado de pânico, em questão de segundos.


A maioria das fobias se desenvolve na infância, mas também podem se desenvolver em idades posteriores. Mesmo que você ache frequentemente que sua fobia não é razoável, você ainda não pode controlar seus sentidos. Essa experiência é tão frustrante, que algumas pessoas chegam a mudar seu estilo de vida.

Os seguintes medos são bastante comuns em certas idades e são considerados medos normais;

  • 0-2 anos: sons altos, objetos grandes, separação dos pais, estrangeiros.
  • 3-6 anos: Escuridão, solidão, fantasma, monstro, sons estranhos.
  • 7-16 anos: Desempenho escolar, desastres naturais, doenças, lesões (os medos dessa faixa etária se tornam medos mais realistas).
  • Tipos comuns de fobia 

    Fobias específicas: Nesse tipo de fobia, o medo surge quando se trata de situações e objetos específicos. O paciente não mostra nenhum sinal de desconforto, a menos que situações e objetos sejam encontrados. Exemplo: animal, medo do ambiente, situações, injeção.