Em meio ao caos que se tornou a pandemia do Coronavírus pelo mundo, muitas pessoas acabam contraindo a doença e nem ao menos se dão conta de que já estão ou foram infectados. Testes estão sendo feitos aqui no Brasil em uma escala muito pequena - atendendo as recomendações de dar prioridade para casos mais graves, deixando de lado os possíveis transmissores, que na maioria são assintomáticos.
Além desse grupo, existem aqueles que sentem poucos sintomas - mas que estão com o coronavírus e outros que não sabem se o que tem é apenas uma gripe ou o vírus, afinal alguns dos sinais de infecção podem ter origem em resfriados, gripes e alergias, que também ocorrem nessa época do ano.
Entre eles está uma tosse, que geralmente pode ser seca ou produtiva. O importante é que apenas o seco, típico de infecções virais, seja citado como sintoma comum do novo coronavírus. Saber diferenciar esse tipo de tosse (e o restante dos sintomas) não deve ser considerado suficiente para fazer um diagnóstico, a menos que você seja um profissional de saúde, mas as informações podem tranquilizar qualquer pessoa que esteja passando por um episódio isolado.
O que distingue a tosse seca da produtiva