5 doenças que você desconhece que causam insônia


domingo, 12 de julho de 2020

Obesidade: o excesso de peso é uma das doenças mais perigosas que causam insônia, uma vez que impede o descanso por várias razões. O peso extra oprime os órgãos internos, causando problemas circulatórios e respiratórios. Além disso, um metabolismo lento não promove descanso.

Problemas respiratórios: O que começa como o ronco pode tornar-se apneia do sono, uma das doenças mais comuns que causam insônia. É a interrupção da respiração por períodos mais longos do que o normal durante o sono, o que impede o descanso adequado.


Doença mental: A insônia é um dos primeiros sintomas de muitos transtornos mentais, especialmente em casos de demência, transtorno bipolar e estresse pós-traumático. A pessoa pode ter problemas para adormecer, ter mais energia à noite ou temer essa hora do dia.

Síndrome das pernas inquietas: Seu nome real é doença de Willis-Ekbom e é um problema nervoso que produz a necessidade incontrolável de mover as pernas devido a uma sensação desconfortável. Com a idade, os sintomas geralmente pioram, causando movimentos noturnos que interferem no sono.

Se estiver tendo constante insônia, o recomendável é procurar um médico, somente ele poderá dizer qual é a verdadeira causa.